Previsão do tempo em Västerås

västerås, Sweden Weather Forecast

domingo, 28 de dezembro de 2008

Passeio em Estocolmo

No dia 13 de dezembro fomos passear em Estocolmo e comnhecemos pessoalmente a Juliana, uma amiga do Willian.
Fizemos a viagem de trem, saimos cedo de Västerås e chegamos em Estocolmo depois de 1 hora de viagem.
Encontramos com a Juliana e Said, seu marido e passeamos pelos principais pontos turísticos da capital Sueca.

Este é o castelo dos Reis da Suécia mas a rainha Silvia, que tem um pouco de sangue brasileiro, não apareceu pra oferecer um chá.... fica pra próxima.



























Visitamos um museu chamado Vasa Museum, que leva este nome por causa do navio de guerra do século XVII que naufragou após 3Km na sua primeira viagem, ficou submerso por 333 anos e agora está em exposição permantente, este é o único navio de guerra desta época no mundo, vale muito a pena dar uma olhada no site oficial do museu (com página em português).
Tirar fotos dentro do museu é permitido, entretanto, como é escuro, é bem difícil fazer uma foto com boa qualidade.

http://www.vasamuseet.se/InEnglish/international/Portuguese.aspx

O museu é muito bem estruturado com a história do navio, como ele foi resgatado do fundo do mar, diversos utensílios e adereços encontrados além de algumas ossadas, roupas e bonecos de cera.





















Estocolmo tem bastante estátuas, esta fica em uma esquina e os cavaletes ficam lá permanentemente.


Ao contrário do que imaginávamos, as casas e ruas da Suécia não são tão iluminadas para o Natal, quase todas as casas poem um candelabro com 7 lâmpatas no formato de velas dispostas em forma de uma pirâmide nas janelas. Poucas são as casas com iluminação extra.

Esta árvore foi uma das mais bonitas que encontramos.

Esta é uma das ruas principais decoradas para o Natal, mas estas decorações estão em apenas algumas ruas.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Animais selvagens de Västerås

Já encontramos alguns esquilos e lebres pelos cantos da cidade.
Na primeira vez que encontramos uma lebre por perto, a Lígia ficou brava comigo porque comecei a correr atrás dela, desta vez, voltando do centro e encontramos estas duas lebres.
Depois de tirar a foto elas se esconderam ente a parede e um pequeno arbusto, eu fui por um lado e a Lígia pelo outro, as duas lebres ficaram apavoradas e corriam de um lado para o outro várias vezes até que conseguiram fugir... quase rolamos na neve de tanto rir das coitadinhas...

Jogo de Bandy

Faz um bom tempo que não escrevemos no blog... eu sei... mas aqui, com esta história do sol se por as 3 da tarde, dá uma preguiça...

Em uma destas noites, fomos assistir a um jogo de Bandy, um tipo de Hockey mas com um campo bem maior e com mais jogadores em um estádio aqui em Västerås chamado ABB Arena.

O jogo é dividido em 2 tempos de 90 minutos, ganha quem fizer mais gols. A parte mais chatinha do jogo é que pra ter gelo no campo, a temperatura dentro do estádio não pode ser muito alta... quando o time de Västerås joga em casa, a entrada é gratuita e acabamos ficando na área que não tem cadeiras. Todo mundo assiste ao jogo de pé, melhor que congelar os glúteos...hehehe

No meio do jogo encontramos com o Renato, um colega do Brasil acompanhado de alguns clientes.
Renato na esquerda e Ronaldo na direita com o cachecol do time da casa pra ajudar na torcida.

Västerås jogou melhor o tempo inteiro, quase no final estava 2 x 2 e no último minuto o time visitante (não lembro o nome) marcou mais um ponto e acabou o jogo.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Conhecendo a noite em Västerås

As coisas por aqui não mudam com muita freqüência, continua tudo branquinho e a camada de neve está cada vez mais alta. Os termômetros chegaram a marcar -6ºC durante o dia, mas a noite faz mais frio. Eu ainda não tive vontade de levantar à noite só pra conferir a temperatura. No útimo sábado fomos num centro comercial daqui muito interessante. É um lugar com algumas megastores e eu adorei uma que tem tudo para decorar uma casa, achei tudo lindo e logo vou querer comprar tudo pra minha casinha. A loja do lado dessa, era só de eletroeletrônicos, tinha desde pilhas até as mais modernas e gigantes televisões. Passamos horas para visitar essas lojas.
À noite fomos conhecer o que a noite de Västerås tem a nos oferecer. Fomos numa balada que chama Blue Moon Bar. Aqui é muito diferente das baladas brasileiras, apesar da música ser tecno igual no Brasil vc não vê ninguém beijando na boca na balada pq qdo a moça deixa um cara beijá-la na balada o cara pode levar ela pra casa, e com certeza ela vai transar com ele, por isso vc não vê ninguém beijando...

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Algumas fotos e vídeos





Neve caindo

Lígia curtindo a neve

Tá nevando!!

Sexta feira a noite saímos pra jantar na casa de um colega que trabalha comigo (vinho e sobremesa excelentes), no sábado fomos almoçar com outro colega em um restaurante italiano (comida muuito boa). Ficamos muito contentes com os convites, pois geralmente o povo Sueco é reservado e não costumam convidar as pessoas pra visitar suas casas.

Depois do almoço ficamos passeando pelo centro e por um parque meio alto, de onde se pode enxergar a "grande Västeras".
















No domingo saimos pra dar uma volta e visitamos um castelo que tem na cidade. Tinha umas exposições de Natal, nada assim impressionante, mas era o que tínhamos pra fazer.
Enquanto estávamos lá dentro de alguma sala qualquer começou a nevar!! A Lígia que nunca tinha visto neve ficou hipnotizada....hehehehe
Olha a cara da criança....



Como o chão estava molhado e a temperatura estava positiva (+2), a neve derreteu e não tirei nenhuma foto legal, mas hoje amanheceu tudo branquinho, certamente terei outras oportunidades pra postar fotos de neve.
Alexandre

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Primeiras imagens


Esta sou eu após 15 hs de viagem no Aeroporto de Arlanda em Stockholm. Agora faltava pouco pra chegar!!!

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Semelhanças entre Santo André e Västeras


No supermercado tem de tudo que vc imaginar e algumas coisas tem o mesmo nome daí do Brasil. O próprio mercado aqui perto do hotel tem um nome familiar, ele chama COOP EXTRA. Me senti em casa rs... Aqui você escolhe se vc quer seu ovo cozido com gema mais dura ou mais mole dependendo do tempo que ficou cozinhando. Eles estampam assim: OVO 3 MINUTOS ou OVO 5 MINUTOS e isso pra mim foi muito curioso. Estou conseguindo me comunucar com as pessoas apesar do meu inglês péssimo, já consigo andar sozinha pela cidade sem me perder, e olha que eu ja sou perdida naturalmente hehe.. Já conheci outros brasileiros aqui e acho que terei com quem contar quando eu precisar. Uma das moças tambem é fisioterapeuta o nome dela é Juliana, nós saímos no último fim de semana e foi muito bom!!!
Lígia

domingo, 9 de novembro de 2008

Primeiras impressões

A cidade de Västerås tem uma população aproximada de 100 mil habitantes. Eles, até agora foram muito gentis e prestativos. As ruas são cheias de árvores que hoje tem as folhas cor marrom e pelo jeito logo todas cairão com a chegada do inverno. A temperatura até agora não está tão baixas como eu imaginava que seria . A mínima que pegamos foi +1ºC logo no segundo dia, mas agora temos passado por dias menos frios com médias de +/- 5ºC. O Hotel é confortável mas estamos aguardando a liberação de um quarto que tem cozinha conjugada. Até agora isso não foi possível porque o hotel esta lotado. Aqui tem muitas pessoas da Índia e alguns chineses. A comida daqui, como o Alexandre sempre disse, é muito baseada em batata, eles comem batata no lugar do nosso arroz. Estranhei um pouco o primeiro dia porque eles não temperam bem as carnes e servem a carne acompanhada por um molho que funciona como tempero, e se vc come um separado do outro não fica muito bom. Eu descobri isso na prática.
Lígia

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

iniciando a aventura...

03/11- Olá pessoal, como não poderia deixar de ser a nossa vida em Västerås não poderia começe sem muita confusão e historias pra contar... Começa que todo bom brasileiro deixa tudo pra útima hora e sempre dá um jeito no jeitinho e com a gente não irira ser diferente. Ainda no aeroporto fomos tomar um chopp com uns amigos da ABB e quase perdemos o avião. Entramos faltando 10 minutos pro avião decolar. E as malas.... essas foram outro drama. Nossas malas de mão tinham cada uma 11 e 13 kilos quando o máximo permitido é 7Kg, conclusão, despachamos uma delas e embarcamos somente com uma ainda assim mais pesada do que o limite. No avião tudo tranquilo se é que dormir 11 horas sentado em assento de classe econômica pode ser tranquilo pro Alexandre com toda a altura dele rs... Fizemos conexão na Alemanha e no café da manhã eles serviram calabresa e carne de porco... Hummm meu estômago adorou hehe. Quando chegamos em Estocolmo, Ufa!! Estamos quase chegando são só mais 1,5 horas até Västerås. Eu parecia até que estava dopada, nunca tive tanto sono. Neste lugar anoitece às 16hs +/- e daí parece que mais nada rende, dá uma moleza que só estando aqui pra ver, conclusão chegamos, tomamos banho e dormimos em plenas 8hs da noite daqui, ou seja, 5hs da tarde daí do Brasil na quarta -feira.
Lígia

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Quase lá

Tudo certo!
Contrato assinado, vistos de residência e trabalho nos nossos passaportes, passagens emitidas, seguro viagem em ordem.

Ainda faltam alguns pequenos detalhes, mas.... sem correria não tem graça.

Já está estamos começando a fazer as malas. Quando compramos, achamos enormes, mas guardando os nossos pertences.. como são pequenas hahahaha.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Bem vindo

Estamos construindo esta página!

Teremos fotos e muitos comentários sobre nossa nova vida na Suécia!!

Beijos e abraços
Alexandre e Lígia