Previsão do tempo em Västerås

västerås, Sweden Weather Forecast

domingo, 28 de dezembro de 2008

Passeio em Estocolmo

No dia 13 de dezembro fomos passear em Estocolmo e comnhecemos pessoalmente a Juliana, uma amiga do Willian.
Fizemos a viagem de trem, saimos cedo de Västerås e chegamos em Estocolmo depois de 1 hora de viagem.
Encontramos com a Juliana e Said, seu marido e passeamos pelos principais pontos turísticos da capital Sueca.

Este é o castelo dos Reis da Suécia mas a rainha Silvia, que tem um pouco de sangue brasileiro, não apareceu pra oferecer um chá.... fica pra próxima.



























Visitamos um museu chamado Vasa Museum, que leva este nome por causa do navio de guerra do século XVII que naufragou após 3Km na sua primeira viagem, ficou submerso por 333 anos e agora está em exposição permantente, este é o único navio de guerra desta época no mundo, vale muito a pena dar uma olhada no site oficial do museu (com página em português).
Tirar fotos dentro do museu é permitido, entretanto, como é escuro, é bem difícil fazer uma foto com boa qualidade.

http://www.vasamuseet.se/InEnglish/international/Portuguese.aspx

O museu é muito bem estruturado com a história do navio, como ele foi resgatado do fundo do mar, diversos utensílios e adereços encontrados além de algumas ossadas, roupas e bonecos de cera.





















Estocolmo tem bastante estátuas, esta fica em uma esquina e os cavaletes ficam lá permanentemente.


Ao contrário do que imaginávamos, as casas e ruas da Suécia não são tão iluminadas para o Natal, quase todas as casas poem um candelabro com 7 lâmpatas no formato de velas dispostas em forma de uma pirâmide nas janelas. Poucas são as casas com iluminação extra.

Esta árvore foi uma das mais bonitas que encontramos.

Esta é uma das ruas principais decoradas para o Natal, mas estas decorações estão em apenas algumas ruas.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Animais selvagens de Västerås

Já encontramos alguns esquilos e lebres pelos cantos da cidade.
Na primeira vez que encontramos uma lebre por perto, a Lígia ficou brava comigo porque comecei a correr atrás dela, desta vez, voltando do centro e encontramos estas duas lebres.
Depois de tirar a foto elas se esconderam ente a parede e um pequeno arbusto, eu fui por um lado e a Lígia pelo outro, as duas lebres ficaram apavoradas e corriam de um lado para o outro várias vezes até que conseguiram fugir... quase rolamos na neve de tanto rir das coitadinhas...

Jogo de Bandy

Faz um bom tempo que não escrevemos no blog... eu sei... mas aqui, com esta história do sol se por as 3 da tarde, dá uma preguiça...

Em uma destas noites, fomos assistir a um jogo de Bandy, um tipo de Hockey mas com um campo bem maior e com mais jogadores em um estádio aqui em Västerås chamado ABB Arena.

O jogo é dividido em 2 tempos de 90 minutos, ganha quem fizer mais gols. A parte mais chatinha do jogo é que pra ter gelo no campo, a temperatura dentro do estádio não pode ser muito alta... quando o time de Västerås joga em casa, a entrada é gratuita e acabamos ficando na área que não tem cadeiras. Todo mundo assiste ao jogo de pé, melhor que congelar os glúteos...hehehe

No meio do jogo encontramos com o Renato, um colega do Brasil acompanhado de alguns clientes.
Renato na esquerda e Ronaldo na direita com o cachecol do time da casa pra ajudar na torcida.

Västerås jogou melhor o tempo inteiro, quase no final estava 2 x 2 e no último minuto o time visitante (não lembro o nome) marcou mais um ponto e acabou o jogo.