Previsão do tempo em Västerås

västerås, Sweden Weather Forecast

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Noite na balada!

No começo de fevereiro começam as festas de aniversário aí no Brasil e aqui também. No dia 8 de fevereiro foi aniversário do Lars que é um sueco casado com uma brasileira, a Roberta. Combinamos de ir num restaurante italiano da cidade. Estávamos numa turma grande e a festa foi mais brasileira do que sueca.

A Juliana, nossa amiga do Brasil fez bolo e tivemos até Parabéns em português e sueco!!

Depois saímos de lá e fomos jogar boliche. foi uma noite bem gostosa!!



Dia de festa!!

Sexta feira eu fiquei mais velhinha e tive direito até a festa. Contamos com a presença de alguns amigos em casa e com bolo, beijinho, brigadeiro e outros quitutes a festa foi super boa!!

Minha amiga Juliana pra variar foi a responsávelpelo bolo lindo e delicioso!!!


Eu estava com pessoas muito queridas que serão muito importantes na minha estada aqui por esses 2 anos mas o primeiro pedaço tinha que ser pro Ale rs....


Na foto da esquerda pra direita: Jarno (casado com Brasileira), Dayana e Petra (esposa e filha de Jarno), Juliana e fabiano (ambos brasileiros: ele trabalha na ABB e ela também é fisio como eu), eu e o Ale, Lars e Robreta (ele sueco e ela brasieira) e abaixo: Renato o recém chegado do Brasil e finalmente tirando a foto o Ronaldo.

Eu ganhei presente lindos e o Ale me deu um Ipod Rosa com várias funções que eu ainda vou aprender rs...
Foi muito bom, recebi alguns telefonemas e muitos recados pela net. Obrigada a todos por ajudarem a fazer do meu dia, um dia bem especial!!!

Neve é linda, mas dá trabaho

No domingo passado nevou mais ou menos uns 20cm, logo que parou de nevar os tratores começaram a remover a neve das calçadas e ruas.

Primeiro passa um trator pequeno nas calçadas e joga a neve pra rua, depois passa o trator grande amontoando em pilhas enormes.

No outro dia veio um caminhão e transportou não sei pra onde, mas provavelmente deve ter uma pilha considerável de neve lá...rs..

Vistas da janela da sala.

Na segunda feira fez um belo dia de sol e a luz reflete bem forte na neve, nem dá pra acreditar que está tão frio...
Vista do pátio do nosso prédio.
Visinhança.

Animais selvagens de Västerås

Semana passada fomos passear em uma ilha que tem aqui perto e finalmente vimos de relance um pequeno veado. Não conseguimos nem ver direito nem tirar foto, mas encontrei esta na net.No domingo acordei com uma gripe danada e em uma destas noites quando levantei pra beber água, eu vi uma raposa passando em baixo da janela, claro que também não consegui tirar fotos mas era bem parecida com estas abaixo:

Outo animal selvagem que temos aqui são os esquilos, as vezes aparecem um monte nas árvores que ficam perto do prédio.Dizem que as vezes é possível ver alces e lobos, mas até agora ainda não vi...

Carnaval na Suécia

O carnaval daqui é algo realmente incomum.
Tudo se resume em um doce chamado Semla.
De acordo com a tradição, durante a quaresma as pessoas comem este tipo de doce.
É isso, não tem feriado, festa, fantasia, comemoração. Eu vou comemorar meu carnaval no trabalho... pelo menos tem café gratuito....

Esta foto foi extraída do Wikipedia - http://en.wikipedia.org/wiki/Semla

Esta foto é do jornal local Västeras tidning - artigo completo no link http://www.vasterastidning.se/Default.aspx?ca=32

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Video na ilha

Pra quem tiver paciência de baixar...

Caminho na ilha.

Passeio de final de semana

No final de semana passado conseguimos começar a descansar um pouco de novo, até então estávamos muito ocupados com as coisas de mudança e arrumação aqui na nova casa.

Resolvemos dar uma volta em uma ilha de recreação que fica uns 5Km aqui de casa.

Estava um tempinho meio estranho, 0ºC e chovendo de vez em quando. Tinha muito pouca gente caminhando na ilha. Demos uma volta de carro por uma rua que tem por lá e resolvemos parar neste píer ao fundo da foto abaixo. Arriscamos alguns passos no lago (congelado). Foi a primeira vez que a Lígia caminhou sobre a água...rs..Com um pouco de empolgação fizemos o nosso primeiro boneco de neve. A minha irmã Tathiana pediu pra fazer um com nariz de cenoura, mas desta vez estávamos sem. Ele poderia ter ficado muito maior, mas lembre-se, pra ter neve, tem que ser inverno e estar frio, logo....nossas mãos já estavam congelando e foi o melhor que pudemos fazer...rs....

Snow-man fashion week

Neste sábado voltamos na ilha, desta vez com o Ronaldo e fizemos mais um boneco de neve, mas desta vez estava mais frio e a neve não estava úmida e não "deu liga". Aí o boneco teve que ficar deitado mesmo apesar de que desta vez com nariz de cenoura...
Sabe o que um boneco de neve disse para o outro? "Cheira cenoura". (apesar de eu não ver graça nisso, os americanos juram que é engraçado).Esta parece uma rua no meio de um campo, certo? Quase.... na verdade esta é uma parte do lago congelado. A neve foi removida de cima do gelo e fizeram um circuito de uns 10Km, tinha um monte de gente de todas as idades patinando.
Encontramos um "morrote" de onde a criançada fica escorregando na neve enquanto os adultos ficam lá em baixo assando umas linguiças na churrasqueira.

Do topo do morro temos uma boa visão da pista de pouso do Aeroporto Internacional de Västerås. Eu, Lígia e Ronaldo.
Aqui agente pode pisar na grama (isto quando ela não está congelada)Acho que aprender a andar na neve deve ser menos traumatizante, primeiro que a molecada usa um monte de roupa e por cima de tudo tem um macacão, depois que a neve é bem fofinha, pode cair que não machuca.